CISDESTE recebe comitiva de Goiás e Pernanbuco para implantação do SAMU nos Estados agosto 05, 2024 Publicado por: Asscom CISDESTE

O SAMU 192-CISDESTE, recebeu, na última sexta-feira, a visita do Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasivel dos Reis Santos Júnior, da Secretária Executiva de Atenção à Saúde de Pernambuco, Domany Cavalcanti Gonzaga da Silva, do Dr. Antônio Jorge, de representes das secretarias de estado da saúde dos dois estados e dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás. O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento do CISDESTE e as boas práticas de gestão aplicadas dentro da área de atuação do consórcio, para que possam ser utilizados no processo de implantação e regionalização do SAMU nos dois estados.

A comitiva foi recebida pelo Presidente do CISDESTE, Edson Teixeira Filho, e o Secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho. Também acompanharam a visita, o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça em Defesa da Saúde, Rodrigo Barros e o Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira.

No início da visita, Denys fez uma breve apresentação sobre a implantação, funcionamento e gestão administrativa do CISDESTE. O Promotor Rodrigo Barros e o Superintendente falaram  sobre a importância de uma Rede de Urgência e Emergência bem estruturada para o sucesso da implantação e funcionamento de excelência do SAMU.

Por fim, o presidente do CISDESTE disse que o consórcio está de portas abertas para receber prefeitos, vereadores municipais e representantes dos dois estados.

“É muito importante trazê-los aqui para mostrar para cada um a nossa Central de Regulação, a efetividade do sistema, os nossos valores. Então coloco nosso Consórcio à inteira disposição de vocês. Será um prazer recebê-los”.

Na oportunidade, Denys colocou a equipe técnica à disposição para apoiar os dois estados na implantação. “Nossa equipe está apta a passar a experiência e vivência desses 10 anos de consórcio, as dificuldades, as ações que deram bons resultados, para que vocês possam ter uma facilidade maior para implantar o serviço na região de vocês”.

Rasivel agradeceu a recepção e os conhecimentos transmitidos e, com base em tudo que viu durante a visitação, lançou um desafio a sua comitiva, que será responsável pela implantação em Goiás. “Acompanhamos uma reunião do comitê gestor (em Barbacena) e aqui uma discussão de quem participa de comitês gestores. Para a gente, agora, é levar todo esse conhecimento para Goiás – essa Fortaleza conceitual – porque que vai nos guiar para que a gente implante tenha sucesso na implantação.”

Domany disse que a visita ao CISDESTE a deixou bastante entusiasmada para a implantação em Pernambuco.  “Estou muito empolgada com as trocas de experiência que a gente teve com pessoal de Goiás e do CISDESTE. E a gente pretende voltar mais vezes aqui, trazendo agora, também, nossa equipe para que possa conhecer as experiências exitosas de implantação. Sabemos que, para o sucesso de implantação, precisamos contar com apoio político. Mas é preciso, principalmente de compromisso das equipes.  A gente viu isso nos dois consórcios que visitamos: o grau de comprometimento e a paixão. Aí não tem como dar errado, né? Então é muito bom para a gente conhecer essas experiências exitosas. A gente se empolga mais ainda para a implantação na nossa região porque vê que já está dando certo e essa troca de experiências vai facilitar o nosso caminho. Então é muito bom ter vocês como parceiros nisso para levar para a população a saúde que ela precisa e merece.”