APRESENTAÇÃO

O SAMU 192 – CISDESTE é um consórcio 100% público, tripartite, que reúne 147 municípios das regiões sudeste e leste do sul do estado de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência. Com o consórcio, viabiliza-se a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo.

A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6 USB (Unidade de Suporte Básico) e 2 USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio, há, ainda, outras 54 ambulâncias.

O que é SAMU?

O SAMU é o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência 192 que atende à população. O serviço foi criado no ano de 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências. Ele ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, seja nas vias publicas, residências ou empresas.

Com o SAMU 192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas, decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de condutores-socorristas. A equipe atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Como Funciona?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

O atendimento é feito após contato com a central pelo numero 192. Técnicos recebem a ligação na Central de Regulação e, ao identificarem a emergência, imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

ORGANOGRAMA:

Identidade, missão, visão, valores

NOSSA IDENTIDADE

“Nasci para salvar vidas, amenizar ao máximo o sofrimento das pessoas. Existo para dar tranquilidade à população, vou onde poucos imaginam que eu iria, nas cidades pequenas que na sua grande maioria são um pouco esquecidas.”

NOSSA MISSÃO 

“Salvar vidas na iminência da morte, atuando com eficiência nos nossos 147 municípios, promovendo a excelência na gestão da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião Sudeste de Minas.”

NOSSA VISÃO

  • “Em 2017: Ser Referência no Estado de Minas Gerais no atendimento pré-hospitalar, promovendo a melhoria na Rede de Urgência e Emergência e na qualidade de vida da população do nosso estado”.
  • “Em 2020: Referência na região sudeste”.
  • “Em 2025: Referência nacional”.

NOSSOS VALORES

  • Competência
    Fornecer os recursos necessários para o desenvolvimento e a capacitação de seus profissionais.
  • Conhecimento
    Prover o conhecimento, atendendo as expectativas de toda a sociedade.
  • Ética
    Agir de forma ética, respeitando o meio-ambiente e os valores da organização, dos indivíduos e da sociedade.
  • Humanização
    Tratar os clientes, seus familiares e acompanhantes com respeito e dignidade, compreendendo suas preocupações e anseios por informações precisas.
  • Inovação
    Investir continuamente em novas tecnologias e em metodologias de trabalho inovadoras que facilitem a promoção da qualidade no atendimento de urgência e emergência.
  • Profissionalismo
    Desenvolver ações continuadas de melhoria organizacional, promovendo o comprometimento, a satisfação e a valorização de todos os profissionais.
  • Qualidade
    Prestar assistência à saúde que atendendo as expectativas dos clientes e parceiros com maior eficácia e eficiência.
  • Sinergia
    Manter um bom relacionamento com toda equipe de trabalho, baseado na confiança mútua e no compartilhamento da visão de futuro.
  • Sustentabilidade
    Ampliar e otimizar os recursos disponíveis, compatibilizando-os com os objetivos de desenvolvimento do CISDESTE.
  • Comprometimento
    Trabalhar com forte crença e aceitação nos valores do CISDESTE, utilizando todas as habilidades e esforços em benefício da organização e do cliente.